A partir de janeiro de 2025, o leiaute do eSocial S-1.3, criou algumas TAGs no XML, obrigatórias referente ao PIS sobre a Folha de Pagamento.
Dessa forma, apenas os contribuintes do PIS/Pasep sobre a folha, deverão:
✅ S-1000: Será necessário enviar inclusão na competência 01/2025 na versão S-1.3.
Acesse o menu do sistema Folha de Pagamento: ARQUIVOS>EMPRESA>ABA FOLHA:

No campo “Pis S/ Salários” informe “Sim” e clique em gravar.
Em seguida acesse o sistema Esocial no menu: EXPORTAÇÕES > EXPORTAÇÃO EM XML > EVENTOS INICIAIS > S-1000.
Clique no ícone de “Gerador de Registro para Exportação” e preencha conforme a imagem a seguir, selecionando a validade manual e competência 01/2025 e clique em gravar e exporte ao eSocial.

OBSERVAÇÃO: O envio de um S-1000 é necessário em razão do evento S-1000 na versão S-1.3 ter modificado o campo da TAG “indTribFolhaPisPasep”.
✅ S-1010: Reenviar as rubricas na versão S-1.3, preenchendo o campo “Incidência PIS” no sistema Folha de Pagamento no menu: Arquivos > Tabelas > Eventos > Manutenção:

Criado o campo “Incidência PIS” na tabela de rubricas para indicar se o evento será considerado como base de cálculo do PIS.
Para facilitar a configuração, o campo já é preenchido automaticamente com base na Incidência de INSS. Se a incidência do INSS for 11, o campo Incidência PIS será configurado como 11. Da mesma forma, se a incidência do INSS for 13°, o sistema atribuirá 13° à incidência do PIS.
✅ S-1200/S-1202: Reenviar os eventos remuneratórios na versão S-1.3;
✅ S-2299: Reenviar os eventos de desligamentos na versão S-1.3;
✅ S-1299: Reenviar o evento de Fechamento da Folha;
ATENÇÃO:
Essas modificações já foram implementadas e estão ativas no sistema. No entanto, é fundamental destacar que o eSocial exige o envio dessas informações atualizadas. Para que o sistema do eSocial registre corretamente essas mudanças, é necessário REENVIAR OS EVENTOS DE ALTERAÇÃO.